terça-feira, 29 de novembro de 2011

LUGARES - BERLIN



Berlin é uma cidade que tenho muita intimidade, já que morei lá por três anos.
Eu diria, sem medo de errar, que é a cidade mais mutante e interessante de toda Europa, já que ela está em constante transformação, ao contrário das outras grande cidades européias, já estagnadas em suas histórias.
O mais interessante é que lá você ainda pode encontrar muitos sinais de como a coisa era antes da gerra, do "lado oriental" da cidade que até hoje tem problemas para absorver a desenfreada filosofia consumista do ocidente.
Quando saí de lé, há dois anos atrás, a misturra entre Alemães Ocidentais com Alemães Orientais em casamentos continuava numa porcentagem muito baixa, justamente pela incompatibildade de estilos de vida.
Berlin é um São Paulo que deu certo, tem uma infraestrutura invejável, é um chamaris para os negócios, a arte, moda, história e luxo, ao mesmo tempo que abriga muitos estrangeiros, mas também tem uma boa parte de sua população à beira da falência, tal qual São Paulo.
O Automóvel lá é dispensável, pois os meios de transporte públicos são tão bons que você nao precisa se meter no congestionamento diário para se locomover.
Meu filho morou e estudou lá por 5 anos e nunca dirigiu um automóvel, mas seu transporte básico era o roller (patins em linha) e o metrô, lá chamado de U Bahn.
A bicicleta também é uma ótima pedida, já que as ciclovias estão presentes em praticamente todas ruas da cidade.
A única coisa que realmente atrapalha é o frio no inverno, quando a cidade fica sombria e melecada pela neve.
Nada que não se atenue nas várias casas de jazz e teatros espalhadas pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário