sábado, 12 de novembro de 2011

DESIGN LESSONS - TAPE DRAWING

O tape drawing, desenho feito com fitas pretas, é uma técnica clássica usada desde o princípio do desenvolvimento do carro, e mostra que um automóvel pode e deve ser desenvolvido a partir de uma vista lateral, e, é claro, com alguns cortes transversais, pois já nesta vista pode-se definir o caráter do veículo.
O mais importante é ter em mãos um PACKAGE, que é o estudo que mostra o posicionamento dos principais elementos do automóvel, como motor, suspensão, o passageiro e os grandes sistemas, como tanque de combustível e compartimento de bagagem.
Também neste desenho já se faz os primeiros estudos ergonômicos para verificar acesso, visibilidade e muitos outros pontos chaves para a construção de um bom automóvel.
A partir daí, temos os HARD POINTS, que são os limites que devem ser respeitados para a definição da forma do carro.
Neste caso, eu criei um Package imaginário e muito básico, somente para ilustrar o processo, mas este estudo normalmente é muito mais complexo.
Baseado nos limites do package, você então define o perfil do veículo, que, neste caso, é um esportivo com motor dianteiro e cabine bem recuada.
Aqui estamos adaptando a técnica clássica, que consiste em fazer todo desenho com fitas pretas, e portanto segue de maneira diferente ao Photoshop usado aqui, uma ferramenta moderna e muito mais prática, mas o efeito final será o mesmo, já que, depois de pronto, o desenho será impresso em escala natural (1:1), para que possamos ter uma primeira impressão do veículo em escala real.
A grande vantagem do tape drawing era que você poderia modificar o desenho a qualquer momento, já que você teria que, simplesmente, retirar a fita antiga e traçar uma nova forma, sem perder o trabalho todo, até obter o resultado desejado.
O Photoshop te permite o mesmo efeito, pois você vai construindo as etapas em layer diferente e, caso não esteja satisfeito, joga o layer antigo fora e cria um novo.
Neste caso, o primeiro passo é preencher completamente o perfil do veículo com uma cor básica (normalmente uso um cinza frio claro).
Próximo movimento é preencher as zonas preta, para começarmos a ter uma sensação de equilíbrio e balanço das massas.
Nesta etapa, já simulei o interior da cabine, tracei as linhas de GAP, que são as divisões das partes móveis da carroceria, defini o "canto" superior da carroceria e coloquei uma sombra na soleira, que geralmente recebe menos luz.
Sempre tem que se pensar na direção da luz que você que aplicar, para que o desenho tenha sentido.
Normalmente não perco tempo em desenhar as rodas que são bastante complicadas e nesta fase o importante é passar a mensagem da carroceria, portanto, importo para meu desenho uma roda já existente, vista lateral e colo na proporção correta.
Esta é uma fase importante, pois aqui se define os detalhes de forma da lateral, que é o que diferencia um carro do outro.
No caso, uma grande zona de luz na parte superior, deixando os arcos de rodas na superfície básica, e um rebaixo perto da soleira.
A idéia é sempre dividir a grande massa de chapa para que este volume seja equilibrado e mostre o DNA ou caráter do veículo.
Depois vêm os detalhes: faróis, grades, espelhos retrovisores, saídas ou entradas de ar, lanternas etc

Quanto mais tempo você gastar nos detalhes, mais rico ficara seu desenho e mais chances de vencer a competição ele terá, pois o tape drawing é uma fase decisória que antecipa o início da construção do modelo de design, que será baseado nestas linhas que você definiu no seu desenho.
Neste último desenho só mudei a cor de fundo, e já que todos elementos foram jogados por cima do fundo, o desenho vai funcionar com qualquer cor que você escolher.

Um comentário:

  1. muito obrigado pelo seu blog, e parabéns pq realmente é diferenciado e muito útil

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