quinta-feira, 24 de novembro de 2011

INSPIRAÇÃO - ILUSTRAÇÕES ANOS 50



Quando eu era ainda um menino que inventava carros usando uma cadeira estrategicamente deitada no chão, e usava como direção tampas de panelas de minha mãe, tomei contato com os catálogos de automóveis americanos que meu pai trazia para casa, para me incentivar a desenvolver meu desenho.
Eu passava horas tentando copiar aqueles carros fantásticos, que mais pareciam naves espaciais do que um automóvel.
Os ilustradores da época tinham uma técnica muito apurada e os desenhos eram verdadeiros quadros feitos com guache.
Nesta época, mesmo um aerógrafo era raridade, e os" degradês" era feitos modificando a tonalidade enquanto a tinta ainda estava úmida.
A perfeição dos detalhes, especialmente os cromados, valorizavam o desenho de maneira acentuada.
A fotografia ainda não era usada como meio de comunicação para automóveis.
Quando começou a aparecer, e depois dominou completamente, as fotos eram feias de desbotadas, em comparação ao desenho, com perspectivas deformadas que valorisavam ainda mais as formas.
As proporções dos automóveis eram muito diversas das de hoje.
Experimente fazer um sketch moderno usando a proporção das rodas em relação à altura do veículo, iguais às dos desenhos acima! É muito dificil conseguir alguma coisa aceitável.
Os humanos nas imagens, também pintados, tinham um ar de felicidade e os poucos ícones, usados como back ground, descreviam o moderno lifestyle americano com precisão.
Demais!!!
(Os desenhos acima são de autores a mim desconhecidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário