quinta-feira, 19 de julho de 2012

NOVO GOL - NOSSO CAMPEÃO



não poderia deixar de postar este que é a nossa mais importante cria e que veio ao mundo ontem em Florianópolis com toda imprensa do Brasil como testemunha.
O NOVO GOL é resultado de mais de 2 anos de trabalho árduo de nosso grupo brasileiro de Designers, modeladores e Surfers que foi concebido parte no Brasil e parte na Alemanha.
Principal missão: Implementar a nova linguagem de Design mundial Volkswagen e melhorar a percepção de materiais, formas, arquitetura eletrônica e conforto e segurança, com enfase na paixão pelos detalhes.
Por isto, não temos receio de dizer que este é o melhor GOL de todos os tempos e temos muito orgulho de assumir o trabalho que foi de grande responsabilidade, já que a 26 anos o Gol é o carro mais vendido no Brasil.
Que tenha vida longa e de muito sucesso!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ANALISE DE DESIGN - FERRARI TESTAROSSA

A pedido de um jornalista fiz uma rápida analise sobre a Ferrari Testarossa, e esta ilustração em Photoshop, em homenagem a SERGIO PININFFARINA, grande Designer falecido este mês.


Tive a oportunidade de ver pela primeira vez a Ferrari Testarossa no Salão de Paris de 1984.
Foi um imenso choque, pois ate hoje este carro paralisa quem o observa pelas suas proporções e alguns detalhes que o tornaram um dos grande icones na categoria dos supercars!
As superficies planas e elementos mecanicos/geometricos (uma novidade nas Ferraris) insinuam 2 racionais: O design foi desenvolvido com um olho no mercado americano, e a indrodução das tecnologias digitais no processo de desenvolvimento da forma. (lembrem-se que nem celular, como entendemos hoje, existia nesta epoca e estavamos gatinhando nas ferramentas de construção digitais)
O inicio dos anos 80 foi o nascimento do conceito de DESIGN, palavra que substituiu o termo Styling, onde a fantasia e formas elaboradas deu lugar a funcionalidade e formas enxutas e simples.
O conceito da forma externa é muito simples, porem funcional e impressiona: Uma cabine montada sobre uma asa que força o carro para baixo e grandes entradas de ar nas laterais que tem a importante missão de resfriar o imenso motor de 12 cilindros (180° - V12).
Observem que graças a forma basica aerodinamicamente muito bem elaborada, não foi necessario o uso de nenhum aerofolio extra, mesmo sendo um carro extremamente veloz.
As grandes entradas de ar laterais com suas aletas direcionadoras se tornaram o elemento mais forte de definição do carro. Elas eram chamadas nos Estados Unidos de “Cheese Slicer Grilles” (grades fatias de queijo) e parte delas se abre junto com as portas.
A frente do carro impressiona pelo seu enorme balanço dianteiro. Farois embutidos escamoteaveis e a grade dianteira que incorpora o pisca e farois de neblina tem forma simples e todo conjunto é bastante “limpo”. Percebe-se claramente a intenção do desenho direcionado para os “States” pelos pequenos side marks (refletores laterais) retangulares exigido pela legislação americana.
A vista traseira é impressionante pela largura, quase 2 metros e a grade traseira(!), que alem de saida de ar para refrigeção do motor se sobrepoem as lanternas retangulares nas extremidades, é tambem uma caracteristica de Design muito forte do modelo.
Aqui, uma polemica, pois embora como sempre Sergio Pinifarina assine o carro, ele foi na realidade desenhado por designers do seu time liderados por Leonardo Fioravante, sobrando para o mestre a importante missão de reger o grupo com sua visão completa do projeto.
As 4 saidas de escapamento são timidas quando comparadas a enorme largura do veiculo e a incrivel potência do motor.
O interior, bastante “Rustico”, e quase que “feito a mão”, como todas Ferraris da epoca, tinha as cores marrom e bege, bastante ousadas (e chique) para a epoca especialmente em contraste com o Vermelho Cereja do Exterior.
As rodas originais são impressionantemente pequenas e com design “flat” sem tridimencionalidade ou profundidade.
Mesmo assim a proporção geral funciona bem. Estas proporções seriam impensáveis nos dias de hoje (tamanho das rodas X massa do veiculo).
A Testarossa, (cabeça vermelha, graças a cobertura dos cilindros pintados nesta cor) foi a Ferrari mais vendida de todos os tempos, 7200 unidades.
Mesmo assim é um dos carro mais impressionantes já produzidos, e mesmo nos dias de hoje, e eu não reclamaria se ter um deles na minha sala de estar!