segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MICRO SKETCHES




Sempre fiz pequenos desenhos, nas reunioes muito "cabeca", nas salas de espera dos aeroportos, nos hoteis que vivo hospedado, enfim é uma forma de abstracao ou concentracao e exercicio fisico! (para os dedos e nervo ocular!;)
Como a qualidade de expresao destes pequenos desenhos melhoraram muito nos ultimos anos comecei a separa-los e derrepente caiu a fixa: Vamos aproveita-los para uma pequena e seleta serie: MICRO SKETCHES.
Feito com esferografica sobre papel de boa gramatura e textura leve, recebe uma cor unica no Photoshop, alguns high lights e é paginado com uma moldura padrao, incluzive com o logo criado para ela.
Eu acho que ficou legal!

FOTOS NOTURNAS

Fotografar automóveis a noite é um exercicio muito interessante, pois alem da aventura de captar as imagens em situações singulares, o resultado é sempre uma surpresa positiva.
Quando voce não tem a luz global, ou luz do Sol mas sim varios pontos de luz, mais o movimento do objeto e o seu mesmo, algumas vezes involuntario, as imagens resultantes tem um grande conteudo de forma, cores e dinâmica.
Nada de tripes ou regulagens mirabolantes, mas coragem para clicar espontaneamente e imaginar o resultado.
Devidamente manipuladas estas imagens acabam se tornando únicas e muito ricas.
Pois é, mais um tabu quebrado: fotografia a noite, sem tripe e sem flash.
Local: Nice, Berlin, Berlin, Sao Francisco.

domingo, 30 de outubro de 2011

ÍCONES NACIONAIS



Imagens que falam por si.
Local: Peruíbe/SP

SALÃO GENEVE - 2011




O SALÃO DE GENEVE é muito confortável, já que a exposição fica sob um só teto, um enorme saguão, onde as principais novidades e show cars mundiais são expostos por duas semanas, sempre no início do ano.
Alí você encontra todo mundo ligado ao Design de Automóveis do mundo todo, e sendo um país que não produz carros, o salão é neutro e muito equilibrado.
Com a grande demanda de novos modelos, este ano as montadoras deram show de criatividade e beleza, sempre com o mote "sustentability".
Carro com motorização híbrida e elétrica, junto com os modelos de alto luxo e esportivos radicais fazem dos press days um paraíso para os amantes das quatro rodas. 

sábado, 29 de outubro de 2011

AMERICAN TRUCKS



Os caminhões americanos são muito bonitos e o motor à frente da cabine ainda é bastante usado, configuração quase extinta no Brasil.
Praticamente cada caminhão é diferente do outro, e com muitos acessórios e adereços, o que os torna peças únicas de muita força e beleza pura ressaltada pelas proporções descomunais, e, como atravessam distâncias continentais, também se transformam em moradias de luxo e conforto.
Além de cama e cozinha, a maioria dos "sleep cabs" têm, entre outras comodidades, som e imagem de alta qualidade.
Os motoristas amam seus caminhões. Sempre que fotografei um deles, recebi belas buzinadas e acenos positivos como sinal de bem-vindo ao grupo dos amantes de caminhões.

TRICICLOS CHINESES




Na minha última visita à CHINA resolvi sair das ruas principais e me aprofundei pelas periferias da cidade, para tentar captar um pouco do verdadeiro modo de vida Chinês.
Normalmente estamos limitados pelos compromissos e circulamos em um mundo onde tudo é ocidentalizado ou em transformação, graças ao boom econômico do país.
Mas é nas ruas fora do centro onde você pode ver o mais popular meio de transporte urbano: bicicletas e triciclos, com ou sem motor.
Os dois TAXIS(!) acima tem um conceito ergonomico muito inteligente, ja que o passageiro vai de costas para o "choufer" possibilitanto este pakage uma aproveitamento do espaco ideal e uma pequena cabine confortavel com materiais nobres (Veludo ou seda) e enfeites dourados.
Parece que lá eles ja ultrapassaram a fase do city car, que na verdade esta dando lugar a carroes turbinados!
Local: Pequin

FACES


Os automoveis tem mesmo uma cara, que entre outros elementos define o caracter final do veiculo.
O automovel moderno carece um pouco de imaginacao, podados pelos grandes volumes de producao e materiais mais viaveis financeira e produtivamente.
Mesmo assim, podemos identificar uma personalidade mais amigavel  ou simpatica, nervosa e rapida ou classica e formal.
Cada pequeno detalhe acrecentado, linhas de divisao e elementos tridimencionais vai se encaixando para que no fim tudo esteja no seu lugar. 

HEAVY AND DIRTY II



A força gráfica destes brutos está na textura impregnada pelo uso exaustivo da máquina, sob condições adversas.
Mas, ainda assim, é possível encontrar a beleza e a força através do equilíbrio, estabilidade.
A geometria rígida se esconde sob a  sujeira e deixa transparecer o quase animal, o pau pra qualquer obra, incansável trabalhador.
São eles, os caminhões do Porto de Santos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DESENHOS



Meus desenhos vêm do nada!
Um papel branco e uma caneta na mão, nenhuma idéia.
Comece com uma elipse em baixo no canto esquerdo, duplique a elipse, trace uma curva que una as duas com tensão e precisão.
Outra curva, desta vez no teto e assim vai..., elementos previsíveis, mas resultados surpreendentes.
E o caráter vai se formando, cada detalhe e reforço de traço, vai sendo determinado no espaço da folha.
O desenho está nascendo.
Mesmo usando as técnicas clássicas, cada desenho tem sua improvisação, sua dimensão, e a mudança mínima de uma curva muda o "tom" e de gordo, vira ágil.
Este balanço de linhas e sobreposição de camadas com diferentes aplicações e nuances, as simulações de reflexos, atitude e participação do expectador, despertam o desejo, os sentimentos.
É quase arte!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MUSEU DE AVIAÇÃO TAM - SÃO PAULO




O museu de aeronáutica da TAM fica em São Carlos, interior de São Paulo.
Vi a placa na estrada por acaso, indo fazer uma palestra na nossa fábrica de motores na mesma cidade.
O Museu é impecável, foi recentemente reformado e está em uma condição de espaco, e conteúdo em si, acima de muitos museus que visitei no primeiro mundo.
Os aviões foram reformados com cores clássicas, mas vivas, e o ambiente é muito bem iluminado.
O CONSTELATION, um dos aviões mais belos que existe, é a atração central, porém há muitos aviões pequenos, cesnas e velhos jatos em bom estado.
Se passar por perto, vale a pena a visita.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BUDAPEST - LUGARES




Budapest é uma das cidades mais dramáticas que visitamos na Europa.
A ARQUITETURA é belíssima e original, com pouca restauração.
A pobreza em relação à Europa "Ocidental" é evidente, e isso que a faz tão especial e rara.
Até lá, é claro, os garotos investem todos seus tostões para ter uma máquina quente, neste caso, um GolfII "mexido".
Pela cara de preocupação da galera, a coisa não está muito boa.
O design dos tempos da cortina de ferro é criativo, mas a decoração original de prédios no centro da cidade é muito impactante e inspiradora.

ENCONTROS DE CLÁSSICOS NO BRASIL



Que o brasileiro é fanático por carros, todo mundo sabe.
No passado, não muito distante,  tudo relacionado a automóveis era muito raro e caro.
Hoje a coisa está mais accessível, e mais e mais colecionadores e construtores de clássicos e únicos (home made) estão se organizando em CAR MEETINGS!
Estes encontros, além de servir como uma aula de DESIGN,  também mostram o cuidado dos orgulhosos proprietários das belas máquinas.
Estas imagens foram captadas em São Bernardo do Campo - SP, e eu as encontrei por um acaso do destino.

domingo, 23 de outubro de 2011

GAROTAS DOS SALÕES



Um pouco mais de "PINUPS" automobilísticas modernas.
Alguns standes são muito concorridos por causa delas, principalmente os Italianos em Salões Europeus.
As mulheres são lindíssimas e levam poesia sensual às máquinas geladas.
As Chinesas também estão se sobressaindo pela beleza exótica, mas, é claro, neste quesito, as Brasileiras não ficam devendo nada ao resto do mundo.

OFF ROAD TUPINIQUIM




Embora eles tenham uma tecnologia ultrapassada, budget baixo e não sejam nada seguros dentro dos padrões atuais, nossos off roads tupiniquins podem proporcionar muitas emoções e fariam, com certeza, com que olhares os seguissem, mesmo em terras do "primeiro mundo", e olha que pra isso acontecer você tem que estar em um veículo muito exótico, pois o que lá não falta são carros "state of art".
Muitos deles revividos em oficinas deploráveis têm um resultado final bem razoável e nos dá aquela vontade de construir a nossa própria aberração automobilística.
Uma coisa é certa: eles têm muito caráter.

CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS




O terreno ao fundo da LMC Auto Sales nos arredores de Los Angeles escondia beldades em lenta decomposição.
Estive fotografando por lá em 2004, com a autorização do Mr. Lerry, o dono da bagaça.
Espero que muitas delas tenham sido resgatadas por fanáticos automobilísticos, já que o scrap do Lerry era realmente bonito.
As fotos, feitas com as primeiras máquinas digitais, ainda sobrevivem nos meus arquivos depois de 7 anos, e na época foram usadas para um calendário "Home Made" que alguns poucos amigos receberam como lembrança.
Os detalhes impressionam pela complexidade de construção.
Na segunda foto, a do painel de instrumentos, dá pra ver que quase tudo era feito de metal! Plástico, quase nada.